terça-feira, 24 de agosto de 2010

  O ESPETÁCULO DO RINGUE: O ESPORTE E A POTENCIALIZAÇÃO DE EFICIENTES CORPORAIS

                                                                                           Claudio Ricardo Freitas Nunes
                                                                                                     Silvana Vilodre Goellenr

         No textos os autores discorre sobre as modificações corporais, ocasionadas pelas tecnologias e a espetacularização do corpo na contemporaneidade.
         Os corpos como espetáculo, potencializado, cibernéticos, já fazem parte do nosso cotidiano. Para demonstrar como os corpos são potencializados os autores fizeram uma pesquisa com os lutadores de Mixed Martial Arts, conhecida no Brasil com M. M. A. (vale-tudo), e puderam observar como esses atletas fazem para chegar ao corpo que é exigido nesta modalidade esportiva. 
         Muito treino, uso de suplementos alimentares e uso de anabolizantes ajudam na potencialização do corpo dos atletas.
         A produção do corpo passa por várias etapas, para que durante a luta, esse corpo possa ser admirado ao mesmo tempo ele deve usar a força e a técnica para ganhar a luta.
       Nesta modalidade esportiva o corpo  é uma das principais preocupações por parte do atleta pois o corpo é a porta de entrada para obter sucesso neste esporte.
        

2 comentários:

  1. Esses corpos potencializados dão uma falsa sensação de poder. Os exercícios físicos praticados em excesso, aliado aos suplementos alimentares, com a continuação devem deixar sequelas nesse corpo que é admirado por algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. O texto levanta um tema bastante relevante para a nossa sociedade, no entanto não foi feliz na escolha do exemplo. Sou praticante da modalidade citada e convivo nas academias de minha cidade com outros atletas e o que percebo não é a potencialização do corpo com objetivos estéticos, mas uma busca de melhorar a sua performace na luta. Dessa forma, o treino não visa a delineação dos corpos, mas um aumento de agilidade, força e resistência.

    ResponderExcluir